November 8, 2017

Please reload

Posts Recentes

Lei das MPEs quer Refis com prazo de 20 anos

November 9, 2017

1/2
Please reload

Posts Em Destaque

O QUE É EBTIDA?

November 8, 2017

O EBITDA é um indicador financeiro com o objetivo de mostrar o resultado de caixa operacional antes dos impostos de uma empresa, ele é muito utilizado pelas empresas de capital aberto, em operações de fusões e aquisições e pelos analistas de mercado.

 

A sigla corresponde a Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, ou seja, lucro antes dos juros (despesas financeiras), impostos (IR e CSLL), depreciação e amortização. O EBITDA representa a geração operacional de caixa da empresa antes de pagar impostos, por isso o indicador não leva em conta os efeitos das despesas financeiras, os impostos e a depreciação e amortização (por não ser caixa).

Outro aspecto importante para a utilização do EBITDA está na comparabilidade entre resultados de empresas de países diferentes, pois a legislação de tributação sobre a renda é diferente em cada país, então o EBITDA mostra o resultado do negócio antes de aplicar a tributação sobre a renda e proporciona que cada um aplique a regra do imposto de seu país sobre o EBITDA.

 

O conceito de lucro líquido é mais objetivo pois é um indicador do resultado contábil final de uma empresa. O lucro líquido já estará subtraído das despesas financeiras, dos impostos sobre a renda e da depreciação e amortização, assim o lucro líquido irá mostra o que realmente gera uma empresa já considerando as despesas de dívidas, se ela tiver.

 

O NOPAT é um indicador financeiro que representa o lucro operacional líquido de um negócio. A sigla corresponde a “Net Operating Profit After Taxes” (lucro operacional líquido após os impostos). Desta forma, o NOPAT é a Receita Líquida menos os Custos e Despesas Operacionais (incluindo Depreciação) deduzidos alguns ajustes específicos conforme cada negócio e os Impostos sobre a renda.

 

O NOPAT retrata melhor a realidade do resultado de uma empresa do que o EBITDA, pois o NOPAT já subtrai o imposto sobre a renda, se a empresa deu lucro ela certamente não poderá contar com essa parte do resultado e o NOPAT também irá subtrair a depreciação, principalmente em empresas que dependem de máquinas e equipamentos, pois a depreciação irá considerar o valor econômico necessário para a reposição do bem.

O lucro líquido já faz parte da última linha da DRE (demonstração de resultados) e como calcular o EBITDA e NOPAT de uma empresa?

 

Existem diversos caminhos para calcular esses indicadores, minha sugestão é de iniciar pegando o lucro líquido, e fazendo os ajustes cabíveis. Vamos ver um exemplo:

 

Neste exemplo, a empresa possui bens que são depreciados com o uso (R$-50), ela tem um resultado financeiro (despesa e receita) e também o imposto sobre a renda, gerando um resultado líquido de R$172.

Para o Cálculo do EBITDA e do NOPAT, aplica-se os ajustes cabíveis no lucro líquido para obter-se cada indicador.

 

Para o NOPAT, do lucro líquido serão ajustados as despesas e receitas financeiras, ou seja, como o NOPAT é operacional, deve-se eliminar o efeito da perda ou ganho financeiro (empréstimo ou aplicação financeira).

Já para o EBITDA, serão ajustados: os impostos sobre a renda, as despesas e receitas financeiras e a depreciação.

 

Um dos pontos mais importantes sobre a comparação desses indicadores é que o EBITDA acaba inflando o resultado, ou seja, no exemplo acima o EBITDA é de 40% sobre a receita, pois desse resultado ainda não foi abatido o imposto sobre a renda e a depreciação, itens fundamentais para a operação da empresa. Já o NOPAT é de 26,2% representando um resultado operacional mais real.

 

Os três indicadores são corretos, sua melhor utilização está relacionada com a aplicação necessária de cada um.

 

Tente ver sempre sua empresa pelo NOPAT, verificando se o resultado dele supera o risco de seu negócio. Veja o lucro líquido que reflete melhor a realidade contábil líquida da empresa e calcule o EBITDA para comparar sua empresa com outras empresas do mercado e com operações de fusões e aquisições já realizadas.

 

Fonte: Prof. Jaziel Pavine de Lima 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

©2017 Criado orgulhosamente por Booom Criative.